Escolher idioma:     
 

Aquacultura Offshore

Sistema de Produção


A cultura de moluscos bivalves é a mais antiga forma de aquacultura, remontando na Europa, pelo menos, ao período Romano. No entanto, foi apenas no séc. XIX que surgiram técnicas mais fiáveis, as quais permitiram o rápido desenvolvimento da indústria.

 

A solução encontrada para aproveitar as excelentes condições naturais da costa Portuguesa foi a utilização de uma estrutura que não sofra os efeitos do mar aberto. A solução passa pela utilização de long-lines semi-submersos.

 

O long-line foi popularizado pelos japoneses para o cultivo da ostra e recolha de semente de várias outras espécies. É constituído, basicamente, por um cabo horizontal, “madre”, que está preso ao fundo por um sistema de ancoragem composto por poitas, cabos e correntes, mantendo-se a flutuar através de bóias. No caso concreto da Algarve Offshore Seashells, da Testa & cunhas, SA, da madre pendem cordas contínuas para o cultivo de mexilhão, e/ou cordas individuais com bolsas ou lanternas para o cultivo de outras espécies.

 

Será instalado um total de 10 sistemas de long-line, um por bloco. Cada sistema é composto por 9 madres, de 48 mm, com o comprimento de 300 metros cada, nas quais se penduram os meios de produção, sejam eles cordas contínuas (no caso do mexilhão) ou lanternas (no caso de ostras). O espaço entre cada long-line é de 50 m, o estritamente necessário para manobrar as embarcações de apoio.

voltar
Sobre nós Links úteis Área reservada: área reservada
Sede e administração Delegação Algarve
t. +351 234 390 850
f. +351 234 390 855
 
testa.cunhas@testacunhas.pt
www.testacunhas.pt
t. +351 282 492 343
f. +351 282 492 345

» DGRM

» Docapesca

» Fileira do Pescado

» Comissão Europeia - Assuntos Marítimos

» FAO - Code of Conduct Responsible Fisheries

» IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

 

 
Copyright @ 2013 Testa e Cunhas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade by INOVAnet